domingo, 7 de março de 2010

Números e Operações

Propósito principal do ensino
Desenvolver nos alunos o sentido do número, a compreensão dos números e das operações e a acapacidade de cálculo mental e escrito, bem como a de utilizar estes conhecimentos e capacidades para resolver problemas em contextos diversos.

Objectivos gerais de aprendizagem
Com a sua aprendizagem, no âmbito deste tema, os alunos devem:
- compreender e ser capazes de usar propriedades dos números naturais e racionais não negativos;
- compreender o sistema de numeração decimal;
- compreender as operações e ser capazes de operar com numeros naturais e racionais não negativos na representação decimal;
- ser capazes de apreciar ordens de grandeza de números e compreender o efeito das operações;
- ser capazes de estimar e de avaliar a razoabilidade dos resultados;
- desenvolver destrezas de cálculo numérico mental e escrito;
- ser capazes de resolver problemas, raciocinar e comunicar em contextos numéricos.


Textos de apoio para professores do 1º Ciclo
Sentido do número e organização de dados Brochura de apoio ao desenvolvimento do sentido do número
Qual o teu número? Desenvolvendo o sentido de número
O sentido do número no currículo de matemática


Tarefas a utilizar na aprendizagem de números e operações
Tarefa 1 - Números e operações. Tarefa direccionada para o 1º ano.
Tarefa 2 - Números e operações. Tarefa direccionada para o 3º ano.
Tarefa 3 - Qual o tamanho do teu coração? Tem como objectivo conhecer as medidas do coração medindo o comprimento, largura e perímetro do punho.
Tarefa 4 - Cada Batimento do teu coração. Pode ser realizada com alunos a partir do 2º ano e tem como objectivo recolher, organizar e interpretar dados sobre os batimentos cardíacos em situações diversas: repouso, a correr, a andar, etc.
Tarefa 5 - Em busca de regularidades. Esta actividade incentiva o aluno a descobrir padrões em produtos, recorrendo à calculadora elementar, e a generalizar o padrão observado a outros produtos, sem utilização da calculadora.
Tarefa 6 - Investigar na aula de matemática. Nesta actividade o aluno é incentivado a descobrir regularidades, recorrendo à calculadora elementar, e a generalizar.
Tarefa 7 - Estruturas de subtracção.
Tarefa 8 - Números decimais. Tarefa direccionada para o 3º ano.
Tarefa 9 - Sentido de número.
Tarefa 10 - Tarefas com dominós.
Tarefa 11 - Tarefas para desenvolver operações aritméticas.
Tarefa 12 - Padrões numéricos.
Tarefa 13 - Tarefas sobre números.
Tarefa 13 - Tarefas sobre números.
Tarefa 14 - Modelos lineares, estruturar com o 5.
Tarefa 15 - Modelos lineares, estruturar com o 10.
Tarefa 16 - Usando colares de contas para pensar.
Tarefa 17 - Estruturar usando modelos de agrupamento.
Tarefa 18 - Estruturar usando dinheiro.


Aplicações interactivas
Jogo do 24 - A possibilidade de aliar as novas tecnologias à Matemática, revela-se num forte meio de motivação para alunos que, com a utilização deste software educativo, desenvolvem técnicas de cálculo mental e consolidam o conceito das operações aritméticas e respectivas propriedades.